Trupe Palombar resgata a alegria do circo em apresentação na Cidade Tiradentes

“A fabulosa charanga dos excêntricos” é destaque na programação do CFCCT

A Secretaria Municipal de Cultura traz ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), o espetáculo “A fabulosa charanga dos excêntricos” do grupo de Circo-Teatro Palombar, em única apresentação dia 17/09 (domingo), às 16h. A apresentação é gratuita e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.

Na trama, um jovem grupo de circo-teatro sai às ruas para encontrar o público para contar histórias da tradicional arte que tanto gostam e reinventá-las a sua maneira, de um jeito simples, para gente do povo, nas ruas e parques da periferia da cidade. São números de circo variados: monociclo, pernas de pau, malabarismo, acrobacias e palhaços apresentados ao público de maneira contagiante.

O Grupo de Circo Teatro Palombar nasceu em 2012 com jovens artistas de Cidade Tiradentes, os quais muitos iniciaram sua formação ainda criança no projeto “Somos do Circo” (2005 a 2010) no Instituto Pombas Urbanas e cresceram juntos, cultivando com alegria o desejo de aperfeiçoar-se, criar e difundir sua arte.

Em 2013 o grupo estreou o espetáculo “Nós da Lona – uma arriscada trama de picadeiro e asfalto”, resultado de pesquisa realizada pelo grupo sobre a história do circo desde a antiguidade até hoje. O espetáculo é apresentado em praças e parques de São Paulo, contribuindo assim para a democratização do acesso ao fazer artístico. Além do aprimoramento técnico, os jovens do grupo se dedicam a multiplicar sua experiência em oficinas para crianças e jovens de Cidade Tiradentes.

Palombar era o ato de arrematar com cordas as costuras dos panos que cobriam o circo para reforçá-las e impermeabilizá-las. Muitas vezes essa tarefa era feita de forma coletiva por todos os familiares e artistas que viviam ali.

Serviço

Espetáculo “A fabulosa charanga dos excêntricos”

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) – Área do Circo (3° Piso)

Avenida Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes/esquina com Alexandre Davidenko

Quando: 17/09 (domingo), às 16h

Classificação: Livre
Entrada Franca 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *