Teatro – 3° Encontro de Grupos de Teatro

Com realização da Companhia Grama Verde de Teatro e patrocínio do Programa VAI, o “III Encontro de Núcleos Teatrais de Cidade Tiradentes” acontece no dia 02 de dezembro, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no Instituto Pombas Urbanas, e conta com a participação de diversos coletivos do bairro e convidados. Através de rodas de conversa, vivências e apresentações, o evento tem como proposta promover a troca de experiências entre grupos e artistas da região.

Realização: Companhia Grama Verde de Teatro
Patrocínio: Programa VAI/ Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes

“Enquanto houver arte, haverá esperança”

PROGRAMAÇÃO:

10h Oficina de teatro #TROCADESABERES

Com a participação dos grupos artísticos de Cidade Tiradentes, a oficina promoverá a troca de experiências e vivências entre os coletivos locais.

Com Cia. Grama Verde, Cia. Culturia, Cia. Nós4, Núcleo Teatral Filhos da Dita, Jovens Urbanos e outros.

Duração: 60 minutos Teatro (3º andar)

12h00 Cortejo de maracatu com o grupo Baque CT

Embalado pelo som dos tambores, o cortejo apresenta o Maracatu Nação, cultura popular tradicional originária de Pernambuco. Vista o figurino de seu personagem predileto, bote sua saia rodada e venha celebrar a arte que existe em Cidade Tiradentes!

Com Armando Cury (Ruivo), Íris Guimarães, Tony Aloízio, Welisson Guedes e outros

Duração: 60 minutos Ruas de Cidade Tiradentes

13h30 Apresentações

Apresentação circense com a turma de circo do Programa Jovens Urbanos e apresentação teatral com os vocacionados do CEU Jambeiro

Duração: 60 minutos Teatro / Hall do Teatro

14h30 Vivência de Teatro do Oprimido com a Cia. Culturia

Utilizando o método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, a Cia. Culturia propõe uma vivência de Teatro Oprimido. Seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral e a transformação da realidade através do diálogo.

Com Lukas Prado, Tainá Matsui, Thaís Fernandes, Thays Moura, Vitor Costa e outros.

Duração: 45 minutos Teatro (3º andar)

15h15 Vivência de Improviso com a Cia. Nós4

A Cia. Nós4 realizará uma vivência a partir de alguns jogos e ferramentas para iniciação na linguagem do improviso. A oficina pretende mostrar a importância da improvisação dentro do fazer teatral, não somente como preparação do ator, mas também como um importante elemento para criação de cenas e espetáculos.

Com Felipe Magno, Lucas de Brito e Tony Aloízio.

Duração: 45 minutos Teatro (3º andar)

16h Espetáculo “O vendedor de verdades”, com a Cia. Canina

O espetáculo “O Vendedor de Verdades” é uma fábula da atualidade: a história da palhaça que realiza uma saga pelo mundo para trocar uma verdade de mentira e receber seu dinheiro de volta. Teatro de rua com música ao vivo, improvisos e interação com o público.

Com Igor Giangrossi, Laura Rodrigues Alves, João Victor e Tamy Dias.

Duração: 60 minutos Hall do teatro (3º andar)

17h Roda de conversa “O artista da periferia e os caminhos para a profissionalização artística”

Com a participação de André Blumenschein (Artista Orientador de Teatro do Programa Vocacional), Emily Meirelles (Cia. Aos Quatro Ventos), Michel Galiotto (Teatro da Neura) e Rafael Pantoja (Núcleo Teatral Filhos da Dita) e mediação de Jéssica Silva e Letícia Viturianna (Cia. Grama Verde)

Teatro (3º andar)

19h* Apresentação do espetáculo “Cidade Desterrada”, com o Grupo Pombas Urbanas.

“O espetáculo tem início com a chegada dos Encantados, seres cósmicos que representam a força ancestral da comunidade que ali vai existir. Um grande bairro popular cresce neste lugar repleto de histórias e lutas por trabalho, comida, saúde, transporte… Logo chega uma trupe de teatro que representará as histórias desta população desterrada.

Com Adriano Mauriz, Juliana Flory, Natali Santos, Paulo Carvalho e outros.

Duração: 60 minutos.

*Haverá um ônibus para levar os grupos do Centro de Formação Cultural para o Instituto Pombas Urbanas, onde acontecerá esta apresentação, finalizando o evento. (Instituto Pombas Urbanas (Av. dos Metalúrgicos, 2.100 – próximo ao Hospital Cidade Tiradentes)

Quando:
02/12 (sábado), das 10h às 20h